Saturday, July 31, 2010

Fantasia & birra

Logicamente, para mim e' impossivel registrar aqui todos os pequenos detalhes dessa jornada que estamos vivenciando. Ate' por que a minha mae e' uma pessoa dificil, de pouco estudo, birrenta e muito fantasiosa. Um bom exemplo disso e' quando ela comeca a arranjar pretextos para nao fazer (ou fazer) uma coisa por pura teimosia ou birra.

Mas uma das coisas que mais me chateia nela e' quando ela faz drama. Pois nunca sei bem onde a fantasia termina e onde comeca a realidade. Ate' onde a dor doi mesmo ou ate' onde ela quer somente atencao.

Mas acho que a minha avo' tambem era assim: lembro-me que quando ela estava resfriada e ja' havia se medicado e, portanto, ja' estava melhor, ela tinha "recaidas" de acordo com a importancia e/ou grau de parentesco das pessoas que lhe vinham visitar...se fossem alguem muito querido, ela de repente, estava mal, nem podia falar...mas se o visitante era menos ilustre, ela ria, contava casos e estavam bem!

Infelizmente, a minha mae tem disso tambem. E acho que todos que a conhecem ja' perceberam isso. So' ela ainda nao percebeu que todos ja' perceberam tambem. E' triste! E no caso de quem tem cancer, como fazer se eu nao posso confiar nos sintomas ou na descricao dos sintomas que a minha mae me transmite?

Agora, depois da minha alegria de ter encontrado finalmente uma agua de PH alto que, ao meu ver e' ideal para a minha mae, e que ate' eu, e todos aqui em casa, passamos a tomar, a minha mae inventou de dizer que a agua e' amarga. Pensei: "O', Deus, estava bom demais para ser verdade!"

E' obvio que a agua nao e' amarga...muito pelo contrario, e' mesmo deliciosa. Mas ha' 2 dias que ela disse que nao gosta da agua.

Hoje ela acordou chorando de dor...Sim, eu nao entendo por que ela nao toma seu remedio para a dor antes da dor estar assim tao forte!

Mas nao, ela esperou eu voltar da minha primeira volta matutina com os cachorros, para que eu lhe encontrasse sentada no patio chorando de dor. Ok! Cancelei tudo que tinha que fazer pela manha e lhe dei o remedio para a dor. Ela descreve a dor como a dor que ela sentia quando ainda nao sabiamos do cancer, como se fosse a dor da queda no lado de fora do supermercado ha' mais de 8 meses atras. E hoje disse que essa mesma dor tem estado sempre ali desde entao e ninguem descobriu o que e'! Mas como se ela nunca reclamou mais dessa dor, ja' conversou com os medicos pessoalmente (por interprete) e ate' ha' pouco tempo atras, tive que literalmente brigar com ela por que ela dizia ja' esta' bem e queria ate' ir trabalhar? Que dor e' essa? E por que ela nao se queixou mais dessa dor a ninguem?

E, para minha "alegria", ela atribui essa dor a tal agua! O' Deus! A agua mais pura que encontrei estaria causando dor a minha mae?

Tentei explicar que agua nao causa dor, que era impossivel. Ela demandou eu perguntar o medico se ela pode beber dessa agua! E agora? Ela embirrou com a agua e nao vai querer beber da melhor agua disponivel no mercado americano! E, pelo que eu conheco dela, nao vai adiantar nada daquilo que eu diga, ou que qualquer outra pessoa diga: a tal agua esta' marcada. Diz ela, que lhe da' vomito...que lhe esta' matando! E assim, meus 6 meses de pesquiza ate' encontrar uma agua adequada foram por agua abaixo. Nao terei outra escolha... terei que mudar a agua que ela ingere outra vez. Pensei ate' em fazer um teste: mudar somente a embalagem da agua e ver se ela ainda se sente mal...Talvez faca isso!

Mas a verdade e' que me sinto tao esgotado com tudo isso...toda vez que eu tento desesperadamente ajudar e ela me faz sentir como se eu estivesse lhe maltratando, lhe obrigando a se curar.

Hoje ela chorou nuito por causa disso, me fazendo sentir vontade de deixar tudo de lado, nao lhe dar nenhum suplemento mais...deixar que so' os remedios que o medico lhe receitou, pois ela disse que eu lhe estou matando por debater que ela deve tomar uma agua saudavel. Ouvir uma mae que esta' com cancer dizer que o filho e' quem estar lhe matando e' muito dificil para mim de lidar. Me da vontade mesmo de deixar de lado, nao fazer mais nada...pois ela me enche de culpa e remorso. E eu nao sei como lidar com isso.

De momento, acho que a melhor coisa a fazer sera' dar-lhe um tempo com os suplementos que eu lhe dou. Ate' por que, talvez o corpo dela precise de um descanso, talvez seus rins precisem se recuperar de ter filtrar tantas substancias diferentes. Na verdade, nao sou medico e pode ate' ser possivel que lhe esteja causando algum dano na minha tentativa desesperada de lhe ajudar. Infelizmente, por mais que me doa, devo admitir que pode ser que eu nao saiba o que estou fazendo e esteja realmente matando a minha mae com tantas ervas, vitaminas e minerais.

Sinceramente, nao sei o que fazer...talvez deva deixar isso tudo de lado e deixar os medicos e deus fazerem a parte deles e ficar so' observando. Mas nao sei se tenho forcas para ser esse observador e aceitar que sou mesmo incapaz nesta area...nao sei...nao sei...nao sei!

Turmeric - a substância activa do açafrão




Ou Curcuma (em portugues)

Como prometi, aqui esta' a descricao detalhada de mais um dos suplementos que adicionei a dieta da minha mae e as devidas razoes que me levaram a incluir mais este suplemento.

Desta vez, falarei do "Turmeric":


Resumo:

Cúrcuma (Curcuma longa) tem sido usado há 4.000 anos para tratar uma variedade de doenças. Estudos mostram que o cúrcuma pode ajudar a tratar uma série de doenças, no entanto, é importante lembrar alguns fatos quando você ouve notícias sobre as propriedades medicinais da cúrcuma.

Em primeiro lugar, muitos estudos têm tido lugar em tubos de ensaio e animais, a erva pode não funcionar tão bem em seres humanos. Por outro lado, alguns estudos têm utilizado uma forma injetável da curcumina (a substância activa do açafrão). Finalmente, alguns estudos mostram evidências conflitantes. No entanto, o turmeric pode ter a promessa de combater as infecções e alguns tipos de câncer, reduzir a inflamação e tratar problemas digestivos.




Cúrcuma é amplamente utilizado como corante alimentar e dá, ao caril indiano seu sabor e cor amarela. Ele também é usado na mostarda e manteiga de cor e queijo. Cúrcuma tem sido utilizada tanto como erva medicinal e na medicina chinesa como um anti-inflamatório, para tratamento de problemas digestivos e hepáticos, doenças de pele e feridas.

A curcumina em açafrão foi mostrado para estimular a produção de bile pela vesícula biliar. A curcumina é também um poderoso antioxidante, e antioxidantes limpam partículas no corpo conhecidas como radicais livres, que danificam as membranas celulares, mexem com o DNA, e até mesmo causam a morte celular (NOTE que as celulas tem um tempo de vida regularizado por diferentes partes e/ou funcoes do corpo, ate' que morrem e dao lugar a outras celulas saudaveis, quando isso nao ocorre, ou seja, quando as celulas "doentes" nao morrem, elas se transformam em celulas cancerosas, se multiplicando, generando massa e tumores).

Os antioxidantes podem neutralizar os radicais livres e pode reduzir ou até mesmo ajudar a prevenir alguns dos danos que causam.

Além disso, a curcumina reduz a inflamação, diminuindo os níveis de duas enzimas inflamatórias (chamada COX-2 e LOX) no corpo que deixam as plaquetas se agruparem para formar coágulos de sangue.





A pesquisa sugere que a cúrcuma pode ser útil para as seguintes condições:

Indigestão ou dispepsia

Curcumin estimula a vesícula biliar de produzir bile, que algumas pessoas pensam que podem ajudar a melhorar a digestão. Na Alemanha, a Comissão alemã E, um órgão oficial que determina que as ervas podem ser previstas com segurança nesse país, aprovou cúrcuma para uma variedade de desordens digestivas. Estudos mostraram que a cúrcuma reduziu os sintomas de inchaço e gás em pessoas que sofrem de indigestão.

A colite ulcerosa

Cúrcuma pode ajudar a manter a remissão em pessoas com colite ulcerativa. Em um estudo "duplo-cego", controlado com placebo, as pessoas cujo colite ulcerosa estava em remissão receberam placebo ou a curcumina, juntamente com o tratamento médico convencional, por seis meses. Aqueles que tomaram a curcumina tinha uma taxa de recaída, que foi muito menor do que aqueles que tomaram o placebo.

Úlceras do estômago

Cúrcuma não parece ser útil no tratamento de úlceras estomacais, e há algumas evidências de que ela pode aumentar a quantidade de ácido no estômago, fazendo com úlceras existentes pior. (Veja "Precauções" secção).

Osteoartrose

Devido à sua capacidade para reduzir a inflamação, o "turmeric" pode ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite. Um estudo de pessoas que usam uma fórmula de ervas e minerais contendo açafrão, bem como Withinia somnifera (cereja de inverno), Boswellia serrata (Boswellia), e zinco, reduziu significativamente a dor e incapacidade. Embora encorajador de acordo com o valor da terapia de combinação para ajudar com osteoartrite, é difícil saber o quanto desse sucesso é de açafrão sozinho, ou uma das outras ervas individuais, ou a combinação de ervas que trabalham em conjunto.

Aterosclerose

Estudos iniciais sugerem que o cúrcuma pode ajudar a prevenir a aterosclerose (formação de placas que podem bloquear as artérias e levar a ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral) em uma de duas maneiras. Em primeiro lugar, em estudos em animais um extrato de cúrcuma níveis de colesterol reduzido e mantido LDL ou colesterol "ruim" de construção em vasos sanguíneos, um processo que ajuda a formar placas. Porque ele impedem as plaquetas de se agruparem em conjunto, cúrcuma também pode impedir coágulos de sangue de se acumule nas paredes das artérias. No entanto, não se sabe ainda se turmeric teria esse efeito em humanos.

Câncer

Houve uma grande pesquisa sobre o potencial da cúrcuma contra o câncer, mas os resultados ainda são iniciais. Evidências de tubo de ensaio e estudos em animais sugerem que a curcumina pode ajudar a prevenir, controlar ou eliminar vários tipos de cânceres, incluindo o de próstata, mama, pele e cólon. Os efeitos curcumina pode ser devido à sua habilidade de impedir os vasos sanguíneos que alimentam tumores cancerígenos do crescimento, e seus efeitos de prevenção podem ser provenientes de sua força como um antioxidante, protegendo as células dos danos. Mais pesquisas são necessárias. Câncer deve ser tratado com medicamentos convencionais, nunca confiar em terapias alternativas isoladamente para tratar o câncer.

Diabetes

Quando os investigadores experimentaram em animais de laboratório o açafrão para combater a diabete, seus níveis de açúcar no sangue cairam, assim como seus níveis de colesterol no sangue. Mas os pesquisadores ainda não sabem se turmeric seria útil no tratamento de diabetes em pessoas. (Veja "Precauções" secção).

Infecções bacterianas e virais

Tubo de ensaio e estudos realizados em animais sugerem turmeric pode ter propriedades antibacterianas e antivirais, mas se é eficaz em seres humanos é desconhecido.

Uveíte

Um estudo preliminar sugere que a curcumina pode ajudar a tratar a uveíte, uma inflamação do olho. Em um estudo de 32 pessoas com uveíte, a curcumina pareceu ser tão eficaz quanto os corticosteróides, o tipo de medicação, geralmente prescritos para esta doença ocular. Mais pesquisas são necessárias.


Descrição da planta:



Um parente do gengibre, cúrcuma é uma planta perene que cresce 5-6 pés de altura nas regiões tropicais do sul da Ásia, com forma de trombeta, maçante flores amarelas. Suas raízes são as lâmpadas que também produzem rizomas, que então produzem caules e raízes de plantas novas. Cúrcuma é perfumado e tem um gosto amargo, um pouco afiada. Ainda que cresce em muitos locais tropicais, a maioria da cúrcuma é cultivada na Índia, onde é usado como um ingrediente principal de curry (caril).

Partes usadas:

As raízes ou rizomas e bulbos, são utilizados na preparação de alimentos e medicamentos. Eles são geralmente cozidos e, em seguida, secas, tornando-se o pó amarelo familiar. A curcumina, o ingrediente ativo, tem propriedades antioxidantes, que alguns afirmam ser tão fortes como as vitaminas C e E. Outras matérias nesta erva tem propriedades antioxidantes tão bem.

Formulários Disponíveis:

Cúrcuma está disponível nas seguintes formas:

Cápsulas contendo pó
Extrato fluido
Tintura
Porque aumenta a absorção bromelina e efeitos anti-inflamatórios da curcumina, é muitas vezes combinados com produtos de cúrcuma.

Como tomar:

Pediátrico

Não há dose recomendada para crianças. Considere o ajuste da dose recomendada para adultos para dar conta do peso da criança. A maioria das doses de ervas para os adultos são calculadas com base em 70 kg (adulto). Portanto, se a criança pesa de 20-25 kg, a dose adequada de cúrcuma para esta criança seria 1 / 3 da dose adulta.

Adulto

Os seguintes são as doses recomendadas para adultos:

Corte de raiz: 1,5 - 3 g por dia
Secas, raiz em pó: 1-3 g por dia
Padronizado em pó (curcumina): 400-600 mg, 3 vezes por dia
Extrato fluido (1:1) 30 - 90 gotas por dia
Tintura (1:2): 15-30 gotas, 4 vezes por dia

Precauções:

O uso de ervas é uma abordagem muito reconhecida para fortalecer o corpo e tratar a doença. Ervas, no entanto, podem provocar efeitos colaterais e podem interagir com outras ervas, suplementos ou medicamentos. Por estas razões, você deve tomar cuidado com as ervas, e tomar sob a supervisãa medica.

As quantidades de açafrão encontrados em alimentos são considerados seguros.

Cúrcuma e curcumina são considerados seguros quando tomados nas doses recomendadas. No entanto, levando grandes quantidades de açafrão por longos períodos de tempo, pode produzir dor de estômago e, em casos extremos, úlceras. Pessoas que têm cálculos biliares ou obstrução das vias biliares deve conversar com seu médico antes de tomar turmeric.

Se você tem diabetes, converse com seu médico antes de tomar suplementos de açafrão. Cúrcuma pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e, quando combinada com medicamentos para a diabetes pode causar hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).

Apesar de que ser seguro comer alimentos que contenham açafrão, mulheres grávidas e lactantes não devem tomar suplementos de açafrão.

Possíveis interacções:

Se você está actualmente a ser tratado com algum dos seguintes medicamentos, você não deve usar cúrcuma ou curcumina em formas farmacêuticas, sem primeiro falar com o seu medico:

Antiagregantes plaquetários e anticoagulantes (diluidores do sangue) - Tumeric podem afetar a capacidade do sangue a coagular, e pode interferir com qualquer dediluição medicamentos você está tomando, incluindo:

Warfarin (Coumadin)
Clopidogrel (Plavix)
Aspirina
As drogas que reduzem o ácido do estômago - Turmeric pode interferir com a ação dessas drogas, o aumento da produção de ácido do estômago:

Cimetidina (Tagamet)
Famotidina (Pepcid)
Ranitidina (Zantac)
Esomeprazol (Nexium)
Omeprazol
Lansoprazol (Prevacid)
Medicamentos para diabetes (que baixam o açúcar no sangue) - Cúrcuma pode aumentar os efeitos dessas drogas, aumentando o risco de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).

Nomes alternativos:

Curcuma longa

Avaliado em: 2009/02/17
Steven D. Ehrlich, NMD, prática privada especializada em medicina complementar e alternativa, Phoenix, AZ. Revisão prevista no Sistema nervoso central.
Apoio à Investigação

Aggarwal BB, Sundaram C, Malani N, Ichikawa H. Curcumin: o ouro indiano sólido. Adv Exp Med Biol. 2007; 595:1-75.

Asai A, Miyazawa curcuminoids T. Dietary impedir alto teor de gordura da dieta induzida pelo acúmulo de lipídios no fígado de ratos e tecido adiposo epididimal. J Nutr. 2001, 131 (11) :2932-2935.

Baum L, et al. Curcumin efeitos sobre o perfil lipídico do sangue em um estudo de 6 meses humana. Res Pharmacol. 2007, 56 (6) :509-14.

Blumenthal M, Goldberg A, J. Brinckmann Fitoterapia: Comissão Expandida E Monografias. Newton, MA: Comunicações Medicina Integrativa, 2000:379-384.

Curcuma longa (cúrcuma). Monografia. Altern Med Rev. 2001; 6 Suppl: S62-S66.

Davis JM, EA Murphy, Carmichael MR, MD Zielinski, CM Groschwitz, Brown AS, Ghaffar A, PE Mayer. Curcumin efeitos na inflamação e recuperação de desempenho a seguir lesão muscular induzida pelo exercício excêntrico. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 01 março 2007 [Epub ahead of print]

Dorai T, Cao YC, B Dorai, R Buttyan, AE Katz. O potencial terapêutico da curcumina no câncer de próstata humana. III. A curcumina inibe a proliferação, induz apoptose e inibe a angiogênese de células de câncer de próstata LNCaP in vivo. Próstata. 2001, 47 (4) :293-303.

T Dorai, Gehani N, Katz A. O potencial terapêutico da curcumina no câncer de próstata humana. II. A curcumina inibe a atividade da tirosina quinase do receptor de fator de crescimento epidérmico e esgota a proteína. Mol Urol. 2000, 4 (1) :1-6.

Funk JL, JB Frye, JN OYARZO, Kuscuoglu N, J Wilson, McCaffrey G, et al. Eficácia e mecanismo de ação do turmeric suplementos no tratamento da artrite experimental. Arthritis Rheum. 2006 Nov; 54 (11) :3452-64.

Gautam SC, Gao X, Dulchavsky S. Immunodilation por curcumina. Adv Exp Med Biol. 2007; 595:321-41.

Gescher AJ, Silva RA, Steward W P. quimioprevenção do câncer de componentes alimentares: um conto de fracasso ea promessa. Lancet Oncol. 2001, 2 (6) :371-379.

Goel A, AB Kunnumakkara, BB Aggarwal. Curcumina como "Curecumin": de cozinha para a clínica. Pharmacol Biochem. 2008; 75 (4) :787-809.

Hanai H, T Iida, K Takeuchi, Watanabe F, Y Maruyama, Andoh A, et al. Curcumin terapia de manutenção para a colite ulcerativa: estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado com placebo. Clin Gastroenterol Hepatol. Dez 2006, 4 (12) :1502-6.

Handler N, Jaeger W, Puschacher H, K Leisser, Erker T. Síntese de análogos de curcumina romance e sua avaliação como inibidores seletivos da ciclooxigenase-1 (COX-1) inibidores. Pharm Chem Bull (Tokyo). 2007 Jan; 55 (1) :64-71.

Heck AM, BA DeWitt, AL Lukes. Potenciais interações entre terapias alternativas e warfarin. Am J Pharm Syst saúde. 2000, 57 (13) :1221-1227.

Jagetia BB, GC Aggarwal. "Temperando up" do sistema imunológico por curcumina. J Clin Immunol. 2007, 27 (1) :19-35.

JJ Johnson, Mukhtar H. Curcumin para quimioprevenção do câncer de cólon. Lett Câncer. 2007 18 de abril; [Epub ahead of print]

Kim MS, Kang HJ, Lua A. Inibição da invasão e indução de apoptose por curcumina em H-ras transformadas MCF10A materno células epiteliais. Pharm Res Arch. 2001, 24 (4) :349-354.

Krishnaswamy K. tradicionais especiarias indianas e sua importância para a saúde. Asia Pac J Clin Nutr. 2008; 17 Suppl 1:265-8.

Pari L, Tewas D, Eckel J. Papel da curcumina na saúde e na doença. Arch Biochem Physiol. 2008; 114 (2) :127-49.

Phan TT, V. P, ST Lee, SY Chan. Efeito protetor da curcumina contra dano oxidativo em células epiteliais in vitro: sua implicação para a cicatrização de feridas. J Trauma 2001; 51 (5) :927-931.

Rakel Rakel D. Medicina: Integrative, 2 ª ed. Philadelphia, PA: Saunders, 2008; 80.

CV Rao. Regulamento da COX e LOX por curcumina. Adv Exp Med Biol. 2007; 595:213-26.

Silva RA, CR Ireson, RD Verschoyle. Efeitos da curcumina na dieta sobre a glutationa S-transferase e malondialdeído adutos-DNA no fígado e mucosa do cólon em ratos: relação com os níveis da droga. Cancer Res Clin. 2001; 7:1452-1458.

Silva RA, WP Steward, AJ Gescher. Farmacocinética e farmacodinâmica da curcumina. Adv Exp Med Biol. 2007; 595:453-70.

Shishodia S, T Singh, Chaturvedi MM. Modulação de fatores de transcrição por curcumina. Adv Exp Med Biol. 2007; 595:127-48.

Su CC, JG Lin, Li TM, Chung JG, Yang JS SW Ip, et al. Curcumin apoptose induzida de colo do cancro do cólon humano 205 células através da produção de ROS, Ca2 e ativação de caspase-3. Res anticancerígenos. 2006 Nov-Dec; 26 (6B) :4379-89.

Suryanarayana P, Satyanarayana A, N Balakrishna, PU Kumar, GB Reddy. Efeito de cúrcuma e da curcumina sobre o estresse oxidativo e enzimas antioxidantes em ratos induzido por estreptozotocina diabéticos. Med Sci Monit. 2007, 13 (12): BR286-92.

A Zafir, Banu N. potencial antioxidante de fluoxetina em comparação com Curcuma longa em contenção ratos estressados. Eur J Pharmacol. 2007; 572 (1) :23-31.

Thursday, July 15, 2010

Agua (alcalina), cancer e a fonte da juventude



Para aqueles que acompanham este "blog", ja' nao e' segredo que sou adepto da alimentacao alcalina para (ajudar no) tratamento de cancer!

Como o corpo e' na sua maioria agua, e' logico para mim concluir que ingerir agua alcalina e' tao ou mais importante que ingerir alimentos de alto PH. Alias, acho que seria extremamente contraditorio exercer uma dieta alcalina e ignorar a agua.

A principio, tive alguma dificuldade em encotrar agua de PH elevado, levando em consideracao preco e qualidade. Descartei a ideia de produzir agua alcalina em casa por achar que havia risco de alterar o sabor (normalmente, agua alcalina caseira e' feita com bicarbonato de sobio e limoes!), pois penso que agua deve ter sabor de agua mesmo, e nao similar - tambem sei de aparelhos que criam agua alcalina, mas achei caro de comeco!

Passei um tempo consumindo agua natural artesiana, que geralmente tem um PH de 7.8 (a agua regular, mesmo a mineral, tem um PH neutro de 7). Oscilei tambem entre as aguas aditivadas para consumo dos atletas ate' encontrar agua com electrolitos e zinco - essa tem PH 9. Contudo, recentemente encontrei uma marca que "fabrica" agua de PH 9.5 e e' essa que estou utilizando no momento e e' a que recomendo, nao pela marca, pelos aditivos, mas sim pelos 9.5 de PH. Para mim? Ideial.



A marca de agua que uso chama-se "Essentia", custa cerca de 2 dolares o litro e vende somente em supermercados menos comerciais. Contudo, tenho certeza que atravez da internet seria possivel encontrar outras marcas e similares ofertas. O dificil e' achar informacoes concretas sobre o PH das marcas de agua no mercado. No meu caso, tive mesmo que ligar para a central de consumidores de uma variedade de marcas e indagar sobre o PH. Tive muitas recomendacoes de "aguas boas", mas quando fui a fundo investigar, encontrava meros PH's de 7.2, 7.5 e etc. Por isso, aconselho a todos a fazerem o mesmo: leia o rotulo das agua, ligue para as companias fornecedores e pergunte sobre o PH se a informacao nao estiver clara no rotulo.

Ha' uma variedade muito grande de informacoes sobre os beneficios da agua alcalina na internet, livrarias e bibliotecas do mundo todo. Mas, para ilustrar, abaixo segue um artigo que encontrei recentemente sobre o assunto:


A FONTE DA ETERNA JUVENTUDE (traduzido por windows translator, sem editar)

(texto escrito por Luis Molina - Economist. Analista de produtos naturais e as tendências em direção a sistemas alternativos Modern Life)

Quimera ou realidade?

Relatos históricos dizem que o espanhol Ponce de Leon descobriu a Flórida, em busca da fonte da juventude. Boatos da época insistiu em que esta existia e, eventualmente, ficar lá na América do Norte.

E eles foram os cientistas japoneses descobriram que no final do século XX, que a separação de electricidade, utilizando-se, os íons na água, H2O, obtido dois tipos dela, uma rica em oxigênio e outros com menos conteúdo. O primeiro foi chamado de água alcalina por pH alto, e as outras águas ácidas. A água natural tem um pH neutro, de 7. Podemos dizer então que a água alcalina é uma água rica em oxigênio, devido ao seu pH elevado, acima de 7.

No desenvolvimento da pesquisa, os cientistas japoneses confirmaram que o consumo de água alcalina ajuda o corpo a eliminar os resíduos graxos, que produz o processo natural de digestão. Se estes resíduos não são removidos rapidamente, tornar o pH do sangue é alterado, criando assim todos os tipos de problemas. Eles descobriram que tendo 5-6 copos de água alcalina por dia, o corpo mantém o equilíbrio para manter o sangue ligeiramente alcalino, que é seu estado natural.
Alkaline água produzida pelo processo de ionização requer o uso de um ionizador de água que os japoneses inventaram e ainda é vendido em todo o mundo. Em 1996, a origem Scientific American, Sang Whang, coreano, descobriu um mineral alcalino concentrado produzido sem a necessidade de água alcalina Ionizer, conseguindo assim que a água alcalina pode ser tomada em qualquer lugar ea qualquer hora. Ele é o autor de Reverse Aging, um livro que explica o processo de envelhecimento do corpo, causada pelo acúmulo de resíduos de ácido.

O consumo de água alcalina no Japão é muito alto, e marketing gera bilhões de dólares anualmente. Em os E.U., Europa e América Latina começaram a espalhar a sua importância e seu uso aumenta a cada ano. O México é o líder latino-americana neste domínio e já estabelecidas em Guadalajara é uma empresa que vende a água alcalina, produzida com tecnologia japonesa. Os últimos resultados das pesquisas científicas tanto o Ocidente eo Oriente, no bem-estar e equilíbrio do corpo, com base na qualidade de vida, apontam para a importância da manutenção do equilíbrio do ácido / alcalino.

Segundo as estatísticas dos Centros de Controle de Doenças e do governo americano, as quatro principais causas de morte nos Estados Unidos são:
1 .- infarto; 2 .- Câncer, 3 e 4 Stroke .- .- Os efeitos colaterais dos medicamentos. Projeções para a próxima década são alarmantes, prevendo que o câncer vai ocupar o primeiro lugar. Daí a importância que teve a medicina preventiva, em que os japoneses se colocaram na linha da frente com o uso de água alcalina e artigos usando a tecnologia de infravermelho de longo alcance, Rila. (In Inglês é conhecido pela sigla FIR-Far raios infravermelhos). Esta tecnologia restabelece a harmonia no fluxo eletromagnético do corpo e, portanto, o bem-estar geral.

Como eu mencionei no início, a fonte da eterna juventude é uma realidade e assim ele começa a considerar a água alcalina. Em estudos realizados por pesquisadores norte-americanos pessoas Unza, localizado nas montanhas do Himalaia, na Índia, descobriu-se que a razão da sua longevidade, vivendo mais de 120 anos, saudável e ativo, é devida ao consumo de água alcalina. Acontece que a vida elevado, mais de 4.000 metros acima do nível do mar, a água que usamos vem das geleiras (gelo e neve derreter), com um pH de 14, indicando uma elevada alcalinidade e, portanto, uma alto teor de oxigênio. Seu uso faz todos os resíduos produzidos pelo corpo para queimar alimentos para a nutrição, são eliminados de forma rápida e eficaz, equilibrando o corpo. De acordo com o que é conhecido como único princípio de ordem do universo, conhecida na antiguidade pelo Far Eastern medicina, a vida é a morte é alcalino e acidez. A qualidade de vida depende do equilíbrio entre ácido e alcalino, como é confirmado recentes descobertas de cientistas do Ocidente e Oriente. O Departamento de Medicina da Universidade de San Francisco, California (E.U.A.) tem produzido diversos estudos de pesquisadores desde 1996, o que indica a importância vital da relação entre o sal (alcalino) / ácido de potássio () para o funcionamento normal corpo e, especialmente, as células do corpo não envelhecer. É um assunto fascinante, sem dúvida, ocupam as primeiras páginas da imprensa na segunda metade desta década.

Talvez, afinal, o explorador espanhol Ponce de Leon não cometeu nenhum erro e apenas quinhentos anos antes, para descobrir a fonte da juventude, para o Sr. Whang inventou a concentrar a produção de água alcalina em Miami, Florida, em 1996.

Wednesday, July 7, 2010

Bolinho de Bacalhau (sem batata)



Frenquentemente procuro receitas tradicionais e tento torna-las mais alcalinas e menos prejudicial para o paciente com cancer. Acho que, lidar com frustracoes alimentares, pode ser amenizadas se houver certas "adaptacoes" e tenho feito muito disso com a minha mae. Agora chegou a vez do "bolinho de bacalhau" que ela tanto gosta. A minha ideia era substituir a batata (por causa do acucar natural) por algo mais saudavel. Batata doce seria a melhor opcao, mas acho que alteraria muito o sabor desse tradicional prato portugues. O aipim, ou mandioca, foi a melhor opcao:


Ingredientes:

2 raizes de aipim
450 gramas de bacalhau (ja' sem sal - demolhado no dia anterior)
1 Cebola grande (picada aos qiuadrados bem pequenos)
1 ramalhete de salsa (picada bem muida)
2 ovos
sal (marinho) e pimenta a gosto

(1) Uso tambem oleo de coco para fritar




Preparo:

- Cozinhe a mandioca ate' ficar bem macia. Escorra a agua e amasse bem ainda quente, removendo as raizes do meio

- Com a mandioca ja' completamente amassada (ao ponto de puree), acrescente o bacalhau demolhado e siga amassando.

- Acrescente os de mais ingredientes, amassando bem ate' conseguir uma massa homogenea. E frite em oleo de coco pre-aquecido.




Ao servir:

Geralmente gosto de complementar pratos portugueses adequadamente, por isso preparei, para servir com bolonhos de bacalhau, arroz atomatado com espinafre:





Arroz (geralmente utilizo arroz integral ou arroz basmati indiano):

- Refogado com alho e cebola, e oleo de coco e aceite de oliva, acrescentando espinafre picado depois de refogar e antes de acrescentar a agua e deixar cozinhar.

Molho de tomate:

- Cozinho 3 tomates, meia cebola, cebolinha, 3 dentes de alho (picado, nunca socado ou amassado), sal (marinho) e pimenta a gosto, e 2 colheres de cha' de massa de tomate. E um pequeno calice de vinho branco.

- Refogo os ingredientes secos em oleo de coco, e acrescento a massa de tomate e o vinho branco, quando engrossar, acrescento agua e deixo ferver ate' que todos os ingredientes estejam bem cozidos.

Aproveite!

Aspargos & Cancer




Recentemente me pediram para explicar um pouco mais sobre os suplementos alimentares que eu inclui' na "dieta" da minha mae e as devidas razoes. Decidi comecar com os ASPARGOS.

Primeiramente e' bom esclarecer que os aspargos, no seculo passado, eram utilizados para tratamento de calculos renais. Contudo, as minhas razoes sao baseadas na presenca de "histones", que sao encontrados nesse vegetal, que ativam o crescimento e normalizacao de celulas saudaveis (alem de ser bastante alcalino = PH elevado), agindo como sobre o cancer como uma especie de tonico corporal.



Numa situacao adequada, da mesma maneira que ja' tentei e tive que fazer certas adaptacoes, o ideal seria fazer uma especie de "xarope" (pure) de aspargos frescos - sempre tendo cuidado na qualidade do produto e minima utilizacao de pesticidas - que e' basicamente os aspargos cozidos em agua e batido em liquidificador. Geralmente, nao considero que seja benefico cozinhar nenhum vegetal por muito tempo e nem numa temperatura superior a 40 graus, para preservar as enzimas vivas.

Esse puree deve ser tomado (uma ou duas colheres) varias vezes ao dia, como remedio, ou dissolvido em suco natural.

Atualmente, por uma questao practica, ao inves do puree, compro capsulas naturais de aspargos (175mg por capsula) e dou 2 vezes por dia para a minha mae como suplemento alimentar diarimente.