Tuesday, August 28, 2012

Um novo caminho...



Nao posso negar que ligar com cancer na familia, mudou a minha vida...possivelmente, todos ao redor da minha mae, que se envolveram, compartilharam e, de alguma forma, se sentiram tocados por essa circunstancia, desenvolveram uma nova visao. No meu caso, quando saio a procura de trabalho, sinto minhas palavras soarem artificiais nas entrevistas, sem paixao pelo papel que quero desenvolver nas empresas. Queria fazer outra coisa, queria falar de outra coisa, coisas que fizessem realmente diferenca: queria ter estudado medicina, mas quando penso nos meus 45 anos e o tempo que demoraria para adquirir todo o estudo necessario para me tornar um medico, acabo sempre desanimado. Amigos e parentes sempre tentam me convencer do contrario, que ainda poderia fazer diferenca, mas nunca estive muito certo.

Quando voltei a Inglaterra, em setembro de 2011, uma nova vida estaria diante de mim. Enquanto estive no Brasil, adotei 2 criancas lindas, quais o futuro dependeria unicamente de mim apartir de entao. Em junho de 2012, me casai com a minha parceira de 6 anos, que viveu e me acompanhou nessa jornada e que sempre me deu forcas para que eu pudesse seguir adiante e dar asas aos meus sonhos. Ela tambem concordava que a carreira de medico tomaria muito tempo e dedicacao durante os proximos anos, possivelmente, uns 7 a 8 anos e, realisticamente, era muito tempo.

Contudo, eu estaria tendo muita dificuldade em encontrar trabalho (obviamente, devido a minha falta de paixao nas entrevistas, pensava eu). Nada fluia!

Por outro lado, algumas pessoas que conheciam a minha historia do envolvimento com cancer e que conheciam a minha mae, mesmo ma Inglaterra, sempre me perguntavam a cerca de alimentacao para pacientes com cancer. Obviamente, sempre me referia as minhas anotacoes e tinha muito cuidado e responder qualquer pergunta medica. Afinal, nao sou medico e muito menos qualificado para tanto. Invariavelmente, a minha resposta era (e e')se a mesma: "...a melhor arma contra o cancer e' a informacao, a pesquiza...tentar entender o que e' o cancer, como ele aparece, como se desenvolve e as possiveis causas..." Afinal, cada jornada de cada paciente com o cancer e' unica e diferente das outras!

Porem, em uma dessas conversas, com uma amiga que tambem teve cancer recentemente, me senti mesmo animado a reavaliar minhas possibilidades de voltar a estudar, a encontrar algo que nao fosse tao demorado quanto estudar medicina mas que, de alguma maneira me envolvesse nessa luta de uma maneira ativa. Algo que, ao acordar pelas manhas, eu me sentisse feliz em desempenhar. E depois de horas de pesquiza junto a internet, encontrei algo que me chamou a atencao (na verdade, eu estava olhando os cursos de enfermagem!): nutricao.

Me tornar um nutricionista, estaria completamente vinculado a minha experiencia com o cancer...e aqui estou, saindo agora mesmo para a minha primeira entrevista para um curso de ciencia para admissao numa faculdade para um curso de nutricao: serao 4 anos de estudos, a comecar por repor "cadeiras" de biologia, fisica e quimica que eu nao possuo no meu curriculo escolar...
Ok, agora preciso ir (para a entrevista de avaliacao)...