Sunday, June 27, 2010

"...Alguem sorrido la' de cima..."



Esta semana tivemos noticias fantasticas do departamento de oncologia do Parkland Hospital de Dallas. Os medicos simplesmente nao conseguiram encontrar os tumores, ate' entao, visiveis da minha mae. Da ultima vez, o maior, do seio esquerdo, que media cerca de 4.6 cm, parecia ter diminuido para cerca 3 cm. Foi ai' que o oncologista titular da minha mae, Dr Zao, requereu um novo CT scan.

Um mes ate' o "scan" e outro mes depois disso ate' que o Dr Zao nos comunicasse os resultados. E entao, depois de examinar a minha mae, ele simplesmente nao conseguiu encontrar, nem o tumor maior e nem o menor. Ele foi relutante em dizer que se tratara de boas noticias. Explicou, "...claro que pode haver vestigios, celulas cancerosas e etc...somente a massa e' que nao esta' mais aparente..."

Eu fiquei confuso. O medico nao estava contente? Ele seguia dizendo que as lesoes nos ossos eram grandes, mas que pareciam estar finalmente mostrando sinais de recuperacao e etc.
Mas na minha cabeca a pergunta se repetia: "Doutor, e os tumores, que ha' 3 meses ha' atras eram do tamanho de um ovo?"

O Dr. Zao entao pediu licenca e saiu da sala.

20 minutos depois apareceu um outro Dr., que se apresentou como o chefe substituto do departamento de Oncologia do Parkland (ele estava substituindo a Dra. Lee temporariamente). Ele foi extremamente educado e pediu para examinar a minha mae. Perguntou sobre a posicao exata dos tumores, mesmo depois de ler o transcrito oficial que tinha nas maos. E disse, "...nao e' so' o Dr Zao, eu tambem estou tendo dificuldades em encontrar os tumores!"

E eu perguntei: "O que isso que dizer Dr.?" E ele disse: "Nao sei exactamente...vamos comecar tudo outra vez, mais mamogramas...nao sei...so' sei que tem alguem la' em cima sorrindo para a sua mae e eu acho que sei quem e'!...meu parabens!"

No comments:

Post a Comment