Sunday, June 27, 2010

Nutricao e cancer

Planta andina conhecida como "Cat's Claw"


Ha' uma coisa que sempre me chama atencao quando encontro um paciente de cancer (o mesmo se passou na caso da minha mae!): nao ha' uma dieta especifica que os oncologistas oficialmente indiquem como favoravel para a remissao do cancer.

Conversei com uma amiga nutricionista e ela me garantiu que os medicos convencionais recebem muito pouca informacao a respeito de uma dieta especifica e dirigida para casos de cancer. Entao percebi o motivo da minha surpresa quando o oncologista da minha mae disse que ela nao necessitava de dieta alguma, mas sim de uma alimentacao saudavel.

Bem, de minha parte, eu precisava de algo mais especifico e concreto, menos generico. Muitas horas em frente ao computador mais tarde, depois de ler dezenas de artigos e livros, encontrei algo que me pareceu adequado para a dieta da minha mae, que relatarei abaixo. Mas, antes de mais nada, deixe me esclarecer que, quando menciono a "dieta", nao quero, de maneira alguma, me refirir a restricao alimentar generalizada e muito menos dieta para perder peso. me refiro a uma dieta pro-activa para cancer.

Lembro-me de que quando conversei recentemente com a minha vizinha que tambem padeceu de cancer, mas que esta' agora em remissao, ela simplesmente me indagou: "Por que ninguem nunca me disse essas coisas que voce esta' me dizendo antes?" Eu lhe falei da agua, das enzimas vivas, PH, alimentacao alcalina e etc. E ela simplesmente encheu os olhos de lagrima e disse que eu deveria falar a todo mundo disso.

Porem, o mais curioso de tudo e' que, tudo isso que descobri esta' publicado, relatado em inumeros meios de comunicacao e qualquer um pode descobrir com um pouco mais de interesse.

Bem, ja' ha' muito tempo que muita gente anda me perguntando exactamente qual e' a dieta alimentar que eu preparei para a minha mae. E hoje resolvi explicar melhor em mais detalhes.

As regras:
-------

- Sem acucar: na minha casa ja' nao compramos acucar normal, apenas stevia, "marple syrup" e mel.

- Sem sal: so' utilizamos sal marinho natural.

- Sem oleo vegetal: so' utilizamos oleo de coco, "saflower", oleo de semente de uva e azeite de oliva.

- Sem leite: so' utilizamos leite de coco, de amendoas e de soja

- Sem acrecentamos um vegetal da familia da mustarda a comida.

- Evitamos cafe e refrigerantes.

- Evitamos carne vermelha, arroz branco e farinha branca.


Cafe da manha
-----------

- 2 colheres de sopa de mangosteen

- 2 fatias de melao (meloa ou melancia)

- 1 copo grande do cocktail verde (veja a receita aqui mesmo nesse blog em edicoes passadas)


Suplemento alimentar apos o cafe da manha:

- Noni
- Extratos de sementes de toranja (grapefruit seeds)
- "Cat's claw" (planta dos andes) em capsula
- Aspargus em capsula
- Cogumelos maitake em capsula
- Canela em capsula (com chlomium)


Alimentacao:
---------

- Peixe gordo, peito de frango ou camarao
- Alho picado
- Vegetais alcalinos ( cozido a menos que 40 graus para preservar as enzimas naturais)

Suplemento para o almoco:

- Vitamina C, D3 e E
- Tumeric
- Oleo de peixe em capsula
- Selenio
- Resveratrol em capsulas
- Cogumelos maitake em capsulas
- Calcio
- Cat's claw em capsula
- Gingibre em capsula
- Sementes de Chia



Artigos enviado da Espanha (traduzido por tradutor eletronico) para este blog. Confira abaixo (texto nao editado):


Alimentos para combater o cancro


Com mudanças simples no estilo de vida pode reduzir a probabilidade de desenvolver câncer. Entre essas mudanças, algumas são já bem conhecidos do público em geral, por exemplo, exercícios físicos regularmente e com moderação, ou deixar o rapé. Mas não tão bem conhecido é o fato de que a alimentação desempenha um papel importante porque há uma série de alimentos com propriedades anticancerígenas e outros predisposição para determinados cancros. Aproximadamente um terço dos cânceres estão diretamente relacionados à dieta. Em geral, a dieta deve ser busar diversificada, equilibrada, rica em frutas e vegetais, que para evitar o excesso de calorias e ganho de peso.

Entre os alimentos especificamente com ação anti-câncer podem incluir:

Vegetais da família do repolho (repolho, brócolis, couve-flor couve de Bruxelas)
Tomate (especialmente para câncer de próstata)
Alho, cebola e alho-poró
Soja e produtos
Cúrcuma (de preferência misturada com pimenta preta, uma vez que melhora a sua acção)
O chá verde (especialmente japoneses)
Berries (morangos, framboesas, mirtilos, cranberries)
Os alimentos ricos em polinsaturados ômega-3 do salmão gordos (sardinha, arenque, cavala, castanhas, nozes, sementes de linho)
Citrus (laranja, grapefruit, limão e tangerina)
Chocolate preto (mínimo 70% de cacau)
Vinho Tinto (se tomado com moderação)
outros componentes alimentares ou fitoquímicos que têm abacates ação anti-câncer, manjericão, alcachofras, algas, anis verde (grão), aipo, berinjela, cevada, cerejas, coentro, cravo, espinafre, gengibre, broto de alfafa, funcho, alface , lentilhas, mangas, maçãs, salsa, tomilho, pimenta, alecrim, cogumelos shiitake.

E o que deve ser evitado:

Picles, defumados, frito
Os alimentos processados com conservantes artificiais ou
O consumo excessivo de carne vermelha (associada com o risco do cancro do cólon)
O açúcar refinado (células cancerosas avidamente levá-la)
Consumo excessivo de álcool
Fonte: "Alimentos para Combate do Câncer" pelos médicos Richard Beliveau e Denis Gingras


A agua ingerida tem que ter PH acima de 7.8, com zinco e eletrolitos.

No comments:

Post a Comment