Monday, March 8, 2010

Balanceando o PH

Tenho um pequeno aquario onde crio alguns peixes. No comeco, tive serios problemas em encontrar o equilibrio certo da agua...varios peixinhos morreram e isso me frustrou bastante. O melhor que fiz foi me informar. Para a saude do meu aquario, o balanceamento dos elementos quimicos e' fundamental, qualquer desiquilibrio significante pode causar fatalidades. Aparentemente, muito pouca gente sabe (tirando a classe medica, e' claro!), conscientemente, que o balanceamento do PH e' igualmente importante para a saude do nosso corpo. Ao ponto de, se o PH esta' balanceado, o individuo se torma muito pouco propenso a doenca de um modo geral.

De acordo com as minhas pesquizas: o ponto de equilibrio do PH no corpo humano e' 7. E' tanto ruim um PH alto quanto um PH baixo. PH abaixo de 7, representa um "ambiente" de certo grau de acidez, o que aumenta a medida que o PH diminue. Enquanto, um PH acima de 7, representa um "ambiente" alcalino e a oxigenacao aumenta a medida que o PH aumenta.

Ora, mas o que isso tem haver com o cancer?

E' simples, como a maioria das doencas, o cancer nao sobrevive num "ambiente" bem oxigenado ou alcalino.

Contudo, elevar o PH no corpo humano nao e' tao simples como elevar o PH num aquario, aparentemnte, o corpo humano tem uma especie de regulador interno que tenta sempre regular o PH. E, infelizmente, nao e' so' o estado patologico do individuo que influencia seu PH, mas sim seu estado mental tambem. Mas a minha questao e', e se eu comecar a ingerir comida com indice alto de PH, ajudaria no tratamento? Aparentemente sim. Mas ate' que ponto?

Nao foi nenhuma surpresa quando eu testei o PH da minha mae e verifiquei que estava baixo.

5 comments:

  1. Interessante tudo isso... Como é que se mede o pH de uma pessoa?

    ReplyDelete
  2. Ola', Rejane...

    Existe uma serie de "kits" para este fim. Funciona tal e qual como os "kits" para testes de gravidez.

    Usa-se a saliva ou a urina para comparar o resultado.

    O "papel" muda de cor e cada cor tem um numero correspondente, que vai de 1 a 14, sendo o mais claro mais acido e o mais escuro mais alcalino. O ideal e' um pouco acima de 7.

    Para melhor resultado, o teste deve ser feito de manha ou, pelo menos, 3 horas depois de ter ingerido qualquer alimento, pois caso contrario, voce tera' apenas a leitura residual da ultima coisa que voce comeu e nao de seu organismo em si.

    O kit e' barato e e' facilmente encontrado em farmacias.

    Abracao!

    ReplyDelete
  3. Eu pensava que o pH da saliva podia ser um, o da urina outro... quer dizer que, se o pH da minha saliva der mais ácido, todo o meu corpo está com o pH mais´ácido, inclusive a urina? é isso?

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Bem, na realidade, a meneira mais exata de se testar o PH e' atraves de um exame de sangue. O teste caseiro e' apenas para servir como base. Contudo, sempre que testo o meu, tanto atraves da urina quanto atraves da saliva, nao encontro nenhuma variacao significativa. Portanto, acho que sim...

    ReplyDelete