Tuesday, March 9, 2010

Comida (de formacão) alcalina






Comidas ácidas e alcalinas

=======================

O corpo precisa de ambos os tipos de alimentos. No entanto, alimentos que deixam residuos alcalinos devem prevalecer sobre os residuos ácidos.

Todo mundo é diferente, mas para a maioria, a dieta ideal é de 75 por cento alcalinizantes e 25 por cento de alimentos acidificantes, em volume.

Alimentos de residuo ácidos sao alimentos à base de carne, açúcar, ovos e laticínios e a maioria dos grãos, farinha branca e bebidas carbonatadas... são alimentos que deixam residuos ácidos.

Assim como adoçantes químicos artificiais como NutraSweet, Equal, ou aspartame, são extremamente ácidos.

Alem da acidez, que pode tornar-se uma condição perigosa que enfraquece todos os sistemas do corpo, e muito comum hoje em dia. Ela tambem dá origem a um ambiente interno propício a doenças, ao contrário de um pH-ambiente equilibrado, que permite a função normal do corpo necessárias para o corpo para resistir à doença. Um corpo saudável mantém adequada reserva alcalina (eletrólitos) para atender à demanda de emergência. Quando os ácidos estao em excesso e deve ser neutralizado, nossas reservas alcalinas se esgotam deixando o corpo em uma condição enfraquecida, pois o corpo naturalmente tenta se equilibrar.

Esta circunstância obriga o organismo a contrair o eletrólito () minerais, incluindo cálcio, sódio, potássio e magnésio em órgãos vitais e ossos para se estabilizar (neutralizar), o ácido e com segurança removê-lo do corpo.

Devido a esta tensão, o corpo pode sofrer danos graves e prolongados. Inclusive, devido à elevada acidez, uma condição que pode passar despercebida durante anos.

Alimentos àcidos (ou que deixam residuos àcidos) roubam do corpo críticos eletrólitos (cálcio, magnésio, sódio, potássio). E estes nutrientes são fundamentais para neutralizar os ácidos. Nesse caso, só frutas frescas e vegetais alcalinos produzir esses nutrientes outra vez para ajudar o seu corpo a manter um saudável equilíbrio do pH.

Estudos têm mostrado, consistentemente, que ate' grandes consumidores de bebidas não alcoólicas (com ou sem açúcar) perdem grandes quantidades de cálcio, magnésio e outros minerais em sua urina. Quanto maior for a perda de minerais, maior o risco de osteoporose, artrose, hipotireoidismo, doença arterial coronariana, hipertensão arterial, e uma longa lista de doenças degenerativas.

Nao se engane:

Os alimentos que ingerimos dividem-se internamente como ácidos ou alcalinos, como produto final em nossos tecidos. Este produto final é chamado de cinza "e é o que permanece no corpo depois que o alimento tenha sido processado". Os alimentos que produzem uma cinza alcalina são chamados de "alimentos de formacão alcalina", enquanto aqueles que produzem cinzas ácidas são chamados de "alimentos formadores de ácido".

Importante:

Um alimento que é (de tendência) ácida ou alcalina, depois de processado, não tem nada a ver com o pH real do alimento em si.

Por exemplo: Apesar de limões, limas e toranjas são quimicamente ácidos, os testes mostram que, quando eles são metabolizados no organismo eles realmente têm um efeito alcalinizantes e são muito benéficas. Eles têm muito pouco açúcar. E contêm uma abundância de oxigênio.Limões são considerados a mais rica fonte de minerais e vitaminas de qualquer outro alimento ou alimentos conhecidos pelo homem.

Da mesma forma, a carne atesta ser alcalina antes da digestão, mas deixa resíduos muito ácidos no corpo, assim como quase todos os produtos de origem animal (a excecão seria se ingerida não tão "bem passada").

Alcalinização dos fluidos do corpo (aumento do pH) é um dos benefícios para a saúde individual mais importante para a auto-regeneração do organismo e prevencão disponível de doenças (fungos, bactérias, vírus, etc) que não podem sobreviver em um ambiente alcalino oxigenado.

Lista de alimentos alcalinos:

======================

LEGUMES

---------------

Alho

Espargos

Vegetais fermentados

Agrião

Beterrabas

Broccoli

Brussel sprouts

Repolho

Cenoura

Couve-flor

Aipo

Pepino

Berinjela

Kale

Rábano

Alface

Cogumelos

Mustarda

Dulce

Dandelions

Flores Comestíveis

Cebolas

Pastinagas (alto índice glicêmico)

Ervilhas

Pimentao

Abobora

Rutabaga

Vegetais marinhos

Brotos

Abóboras

Alfafa

Capim de Cevada

Capim de Trigo

(e muito mais!...)

FRUTAS

------------

Maçã

Apricot

Abacate

Banana (alto índice glicêmico)

Melão

Cerejas

Groselhas

Datas / Figos

Uvas

Grapefruit

Lime

Nectarina

Laranja

Limão

Pessego

Pera

Abacaxi

Todas as frutas silvestres

Tangerina

Tomate

Frutas Tropicais

Melancia

PROTEÍNA

Po' de proteina "Whey"

Queijo fresco

Peito de Frango

Iogurte

Amêndoas

Castanhas

Tofu (fermentado)

Sementes de linhaca

Sementes de abóbora

Tempeh (fermentado)

Sementes de girassol

Millet

As sementes germinadas

Castanhas

(E muito mais)

OUTROS

Vinagre de cidra de maçã

Mel de abelha

Culturas probióticas

Sucos verdes

Sucos vegetarianos

Sucos de frutas frescas

Leite orgânico

(não pasteurizado)

Água Mineral

Água alcalina

Chá Verde

Cha de ervas

Chá Dandelion

Chá de Ginseng

EDULCORANTES

Stevia

ESPECIARIAS / CONDIMENTOS

Canela

Caril

Gingibre

Mostarda

Sal Marinho

Miso

Tamari

Todas as Ervas

LEGUMES ORIENTAL

Maitake

Daikon

Dandelion Root

Shitake

Kombu

Reishi

Nori

Umeboshi

Wakame

Vegetais marinhos

( e muito, muito mais!...)

1 comment: