Saturday, April 3, 2010

O QUE E' CANCER DE SEIO? faça o auto-exame

Qualquer pessoa que sofre, conhece alguem que sofre ou sofre por alguem que sofre, de cancer no seio, deveria, em primeira mao, tentar compreender um pouco mais sobre o assunto se realmente quer ajudar ou fazer diferenca. Aprender, investigar, se informar e' a maior arma na luta contra essa doenca, infelizmente, cada vez mais comum.


Tentarei, elucidar alguns pontos, de quando em quando.

Aqui vai o prineiro:

O QUE É O CANCER DE SEIO?
----------------------






O câncer de mama ocorre quando as células do tecido mamário dividem-se e crescem sem controle.
O ciclo celular é o mecanismo natural que regula o crescimento e morte das células.

Quando ha' um mau funcionamento "normal" de células reguladoras e as células não morrem a uma velocidade adequada, ou quando ha' uma falha no processo de morte celular programada (apoptose), e se esse crescimento celular não for controlado. Como resultado, o câncer começa a se desenvolver, as células se dividem sem controle, acumulando uma massa de tecido extra chamado de tumor. Um tumor pode ser não cancerosos (benignos) ou cancerosos (malignos).

Quando um tumor cresce, ele provoca o crescimento de novos vasos sanguíneos ao redor dos tecidos normais e saudávei, e
desvia o fornecimento de sangue e nutrientes longe desse tecido para se alimentar. Este processo é denominado "angiogênese" - o desenvolvimento (Gênesis) de novos vasos sanguíneos (angio). angiogênese do tumor regulamenta e facilita o crescimento do câncer em todo o corpo.




As células cancerosas têm a capacidade de deixar o local do tumor original e viajar para locais distantes, e recolonizar. Este processo é chamado metástase, e geralmente ocorre em órgãos como o fígado, pulmões e ossos. Tanto a circulação sanguínea quanto o sistema linfático (a rede que conecta linfonodos por todo o corpo) servem como veículos ideais de viagem para o câncer.

Embora, estas células viajantes de câncer nem sempre possam sobrevivem para além do tumor, em caso de sobreviverem, as células cancerosas começam a se dividir novamente de forma anormal e criar tumores em cada novo local.

Uma pessoa com câncer não tratado ou resistentes ao tratamento podem, eventualmente, morrer da doença se algum órgãos vital como o fígado ou os pulmões são invadidos, ultrapassados, e destruídos.



Os tumores cancerosos de seio geralmente crescem lentamente. Pensa-se que, para se tornar um tumor suficientemente grande, para ser sentido como um nódulo, que pode ter vindo a crescer, a propagação das células tumorais indetectável
(Micrometástases) pode estar já no organismo cerca de 10 anos.

Portanto, medidas preventivas, como uma dieta saudável e equilibrada, um bom estilo de vida, suplementação nutricional e exercício são de importância primária contra o desenvolvimento de câncer.

Diagnóstico precoce é a melhor forma de reduzir o risco de se morrer de câncer mamário. Isso pode ser feito por auto-exames, exames clínicos, e mamografia de rastreio.

Se o câncer de mama é detectado, uma abordagem multimodal, incorporação de suplemento nutricional, modificação de dieta, desintoxicação, e um ou mais dos seguintes procedimentos podem ser considerados:
cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal, ou vacina terapêutica.


Auto-exame do seio
----------------




■ Como fazer auto-exame:

O auto-exame do seio é uma oportunidade para detectar tumores que podem se desenvolver no período compreendido entre exames clínicos e mamografias.

Para aumentar as chances de uma mulher de detectar um tumor pequeno no momento em que ele pode ser mais sensível ao tratamento, o exame deve ser realizado mensalmente, geralmente 2-3 dias após a menstruação.

Para as mulheres com períodos irregulares, é importante lembrar de realizar um exame mensal, no mesmo dia de cada mês.

Tenha em mente que, antes da menstruação ou durante a gravidez, os seios podem ser um pouco irregular ou mais denso que o habitual.

Ao realizar auto-exames uma vez por mês, as mulheres podem se familiarizar com a aparência normal e o "sentir" dos seus seios, aumentando assim a probabilidade de reconhecer as alterações como espessamento, nódulos, ou descarga mamilar espontânea. Contudo, o tecido dos seios normalmente tem uma textura irregular, podendo sentir-se irregular. No entanto, pode haver uma grande variação individual. Para as que possuem um seio sem textura, e apenas possuem um contorno normal do tecido do peito, na maioria dos casos não é motivo para se preocupar, pois dominante nódulos são mais firmes do que o resto da peito e são mais preocupantes.

Quando um nódulo dominante é encontrado, há um aumento do risco que pode ser câncer, apesar de cistos e fibroadenomas pode causar protuberâncias similares.

Toda vez que uma mulher descobre uma protuberância que se sente em posição dominante, deve ser verificada por um profissional de saúde.

Como fazer auto-exame dos seios
---------------------------




1. Deite-se. Achate o peito direito, colocando um travesseiro ou toalha sob o ombro direito. Coloque seu braço direito atrás da sua cabeça. Examine seu seio direito com a mão esquerda.

2. Use a parte plana dos dedos, não as pontas. Com dedos esticados, pressione suavemente através de um movimento circular de fricção e se há nódulos.Faca pequenos círculos, do tamanho de uma moeda, sem levantar os dedos, comece no topo da area exterior do seio, em espiral, em direção ao mamilo.

3. Pressione com firmeza o suficiente para sentir os diferentes tecidos da mama, utilizando três diferentes pontos de pressões: Primeira pressão, leve apenas para mover a pele, sem empurrões para sentir o tecido abaixo. E entao, a pressão média, pressionando mais forte o tecido do seio e, finalmente, pressionando ate' o fundo para investigar mais profundamente para baixo das costelas a um ponto de menos de conforto.

4. Sinta completamente toda a região do seio e do peito para cima sob a axila até a clavícula, e todo o trajeto até o
ombro para cobrir o tecido mamário que se estende em direção ao ombro.

5. Aperte suavemente os mamilos e procure por algum vazamento.

Depois de ter examinado completamente seu seio direito, examine o esquerdo, usando o mesmo método com a mão direita.

Você também deve verificar os seus seios em um espelho, verificando qualquer mudança no tamanho ou contorno, ondulações na pele, ou vazamento mamilar espontâneo.

No comments:

Post a Comment