Wednesday, July 7, 2010

Bolinho de Bacalhau (sem batata)



Frenquentemente procuro receitas tradicionais e tento torna-las mais alcalinas e menos prejudicial para o paciente com cancer. Acho que, lidar com frustracoes alimentares, pode ser amenizadas se houver certas "adaptacoes" e tenho feito muito disso com a minha mae. Agora chegou a vez do "bolinho de bacalhau" que ela tanto gosta. A minha ideia era substituir a batata (por causa do acucar natural) por algo mais saudavel. Batata doce seria a melhor opcao, mas acho que alteraria muito o sabor desse tradicional prato portugues. O aipim, ou mandioca, foi a melhor opcao:


Ingredientes:

2 raizes de aipim
450 gramas de bacalhau (ja' sem sal - demolhado no dia anterior)
1 Cebola grande (picada aos qiuadrados bem pequenos)
1 ramalhete de salsa (picada bem muida)
2 ovos
sal (marinho) e pimenta a gosto

(1) Uso tambem oleo de coco para fritar




Preparo:

- Cozinhe a mandioca ate' ficar bem macia. Escorra a agua e amasse bem ainda quente, removendo as raizes do meio

- Com a mandioca ja' completamente amassada (ao ponto de puree), acrescente o bacalhau demolhado e siga amassando.

- Acrescente os de mais ingredientes, amassando bem ate' conseguir uma massa homogenea. E frite em oleo de coco pre-aquecido.




Ao servir:

Geralmente gosto de complementar pratos portugueses adequadamente, por isso preparei, para servir com bolonhos de bacalhau, arroz atomatado com espinafre:





Arroz (geralmente utilizo arroz integral ou arroz basmati indiano):

- Refogado com alho e cebola, e oleo de coco e aceite de oliva, acrescentando espinafre picado depois de refogar e antes de acrescentar a agua e deixar cozinhar.

Molho de tomate:

- Cozinho 3 tomates, meia cebola, cebolinha, 3 dentes de alho (picado, nunca socado ou amassado), sal (marinho) e pimenta a gosto, e 2 colheres de cha' de massa de tomate. E um pequeno calice de vinho branco.

- Refogo os ingredientes secos em oleo de coco, e acrescento a massa de tomate e o vinho branco, quando engrossar, acrescento agua e deixo ferver ate' que todos os ingredientes estejam bem cozidos.

Aproveite!

No comments:

Post a Comment