Saturday, July 31, 2010

Fantasia & birra

Logicamente, para mim e' impossivel registrar aqui todos os pequenos detalhes dessa jornada que estamos vivenciando. Ate' por que a minha mae e' uma pessoa dificil, de pouco estudo, birrenta e muito fantasiosa. Um bom exemplo disso e' quando ela comeca a arranjar pretextos para nao fazer (ou fazer) uma coisa por pura teimosia ou birra.

Mas uma das coisas que mais me chateia nela e' quando ela faz drama. Pois nunca sei bem onde a fantasia termina e onde comeca a realidade. Ate' onde a dor doi mesmo ou ate' onde ela quer somente atencao.

Mas acho que a minha avo' tambem era assim: lembro-me que quando ela estava resfriada e ja' havia se medicado e, portanto, ja' estava melhor, ela tinha "recaidas" de acordo com a importancia e/ou grau de parentesco das pessoas que lhe vinham visitar...se fossem alguem muito querido, ela de repente, estava mal, nem podia falar...mas se o visitante era menos ilustre, ela ria, contava casos e estavam bem!

Infelizmente, a minha mae tem disso tambem. E acho que todos que a conhecem ja' perceberam isso. So' ela ainda nao percebeu que todos ja' perceberam tambem. E' triste! E no caso de quem tem cancer, como fazer se eu nao posso confiar nos sintomas ou na descricao dos sintomas que a minha mae me transmite?

Agora, depois da minha alegria de ter encontrado finalmente uma agua de PH alto que, ao meu ver e' ideal para a minha mae, e que ate' eu, e todos aqui em casa, passamos a tomar, a minha mae inventou de dizer que a agua e' amarga. Pensei: "O', Deus, estava bom demais para ser verdade!"

E' obvio que a agua nao e' amarga...muito pelo contrario, e' mesmo deliciosa. Mas ha' 2 dias que ela disse que nao gosta da agua.

Hoje ela acordou chorando de dor...Sim, eu nao entendo por que ela nao toma seu remedio para a dor antes da dor estar assim tao forte!

Mas nao, ela esperou eu voltar da minha primeira volta matutina com os cachorros, para que eu lhe encontrasse sentada no patio chorando de dor. Ok! Cancelei tudo que tinha que fazer pela manha e lhe dei o remedio para a dor. Ela descreve a dor como a dor que ela sentia quando ainda nao sabiamos do cancer, como se fosse a dor da queda no lado de fora do supermercado ha' mais de 8 meses atras. E hoje disse que essa mesma dor tem estado sempre ali desde entao e ninguem descobriu o que e'! Mas como se ela nunca reclamou mais dessa dor, ja' conversou com os medicos pessoalmente (por interprete) e ate' ha' pouco tempo atras, tive que literalmente brigar com ela por que ela dizia ja' esta' bem e queria ate' ir trabalhar? Que dor e' essa? E por que ela nao se queixou mais dessa dor a ninguem?

E, para minha "alegria", ela atribui essa dor a tal agua! O' Deus! A agua mais pura que encontrei estaria causando dor a minha mae?

Tentei explicar que agua nao causa dor, que era impossivel. Ela demandou eu perguntar o medico se ela pode beber dessa agua! E agora? Ela embirrou com a agua e nao vai querer beber da melhor agua disponivel no mercado americano! E, pelo que eu conheco dela, nao vai adiantar nada daquilo que eu diga, ou que qualquer outra pessoa diga: a tal agua esta' marcada. Diz ela, que lhe da' vomito...que lhe esta' matando! E assim, meus 6 meses de pesquiza ate' encontrar uma agua adequada foram por agua abaixo. Nao terei outra escolha... terei que mudar a agua que ela ingere outra vez. Pensei ate' em fazer um teste: mudar somente a embalagem da agua e ver se ela ainda se sente mal...Talvez faca isso!

Mas a verdade e' que me sinto tao esgotado com tudo isso...toda vez que eu tento desesperadamente ajudar e ela me faz sentir como se eu estivesse lhe maltratando, lhe obrigando a se curar.

Hoje ela chorou nuito por causa disso, me fazendo sentir vontade de deixar tudo de lado, nao lhe dar nenhum suplemento mais...deixar que so' os remedios que o medico lhe receitou, pois ela disse que eu lhe estou matando por debater que ela deve tomar uma agua saudavel. Ouvir uma mae que esta' com cancer dizer que o filho e' quem estar lhe matando e' muito dificil para mim de lidar. Me da vontade mesmo de deixar de lado, nao fazer mais nada...pois ela me enche de culpa e remorso. E eu nao sei como lidar com isso.

De momento, acho que a melhor coisa a fazer sera' dar-lhe um tempo com os suplementos que eu lhe dou. Ate' por que, talvez o corpo dela precise de um descanso, talvez seus rins precisem se recuperar de ter filtrar tantas substancias diferentes. Na verdade, nao sou medico e pode ate' ser possivel que lhe esteja causando algum dano na minha tentativa desesperada de lhe ajudar. Infelizmente, por mais que me doa, devo admitir que pode ser que eu nao saiba o que estou fazendo e esteja realmente matando a minha mae com tantas ervas, vitaminas e minerais.

Sinceramente, nao sei o que fazer...talvez deva deixar isso tudo de lado e deixar os medicos e deus fazerem a parte deles e ficar so' observando. Mas nao sei se tenho forcas para ser esse observador e aceitar que sou mesmo incapaz nesta area...nao sei...nao sei...nao sei!

1 comment:

  1. Marcos

    Muitas vezes o fardo que carregamos é muitíssimo pesado... talvez porque estejamos fadados a isto não sei apenas tenho a certeza que nossa jornada por mais cansativa e por vezes desanimadora nunca é em vão.

    Tua mãe sempre que fala comigo te elogia muito, mas muito mesmo, fala do teu trabalho incansável com ela e até falou inúmeras vezes da maravilhosa água que você compra para ela!

    Minha mãe faleceu com problemas cardíacos e respiratórios, o tempo todo estive ao lado dela no hospital em sua última semana, vinha em casa por conta de um revezamento rápido familiar correndo para cuidar das coisas por aqui e voltava com roupa limpa e lavada para ela já que não usava as do hospital... fraldas, água fresca e canudinho porque lá a água que davam era em temperatura normal e num calor de 40 graus em pleno mês de janeiro, onde apenas o ventilador que eu tinha levado provia um pouco de vento para ela... ela, muito pesada mas mesmo assim eu a deitava e levantava da cama, colocava numa cadeira de rodas e a levava para radiografias todos os dias e nem sei como aguentei... ela no final reclamava que eu estava sendo má porque os médicos não a deixavam mais se levantar. E assim se foi.

    Admiro tua luta e dedicação incansável. Sei que ela admira também mas doença deixa as pessoas ranzinzas e até nos magoam ou magoamos alguém quando estamos adoentados...

    De uma vez em que nos falamos ela estava feliz, falou comigo por horas a fio e eu preocupada por ela ter feito ligação internacional e sair caro para vocês. Ela feliz me disse que devem vir em dezembro ao Rio e depois rumam para a Europa, possivelmente Suiça e que vócê ja tinha contatado médicos em Madri e Londres para ela continuar o tratamento.

    Não desanime Marcos. Dê tempo ao tempo. Tudo se resolverá!

    ReplyDelete