Tuesday, August 10, 2010

A danca do cancer




justamente um dia depois da minha mae ter descoberto que cura de cancer nao acontece em 5 meses, ela passou o dia trancada no quarto e pouco comeu. Provavelmente, so' tomou seu tradicional cocktail verde pela manha, e, consequentemente nao tomou nenhum remedio como de costume. Passou o dia dentro do quarto, deitada e vendo televisao.

De minha parte, nao lhe encomodei, ate' por que tive que trabalhar o dia inteiro e tentando me convencer da melhor maneira de ter a tal conversa franca com ela.

Ao meu ver, ela esta' frustrada porque queria uma boa noticia, imediata e final, e isso nao aconteceu. E' dificil explicar para ela o que e' realmente o cancer e a situacao em que ela realmente esta'. Uma paciente que esta' no estagio 4 de cancer de seio, tem muito pouca chance de cura completa e rapida. E' processo lento, como uma danca que vai e vem, um passo para frente, outro para tras e assim vai. Os medicos aqui nunca lhe enganaram dizendo que ela ficaria boa curada em poucos meses! Ate' muito pelo contrario, disseram a ela que nao poderiam curar, mas sim controlar. Disseram a ela que tentariam uma serie de tratamentos ate' encontrar o mais adequado para ela. E que tudo dependeria de como o corpo dela reagiria a certos tratamentos.

Do meu ver, o tratamento ate' agora administrado tem resultado, porem nao tem contido a metastases. Ou seja, esta' diminuindo o que ja' foi ate' agora encontrado mais nao esta' necessariamente contendo o processo que espalha o cancer. Acho que, provavelmente, uma combinacao de outras drogas deveria resultar melhor. Ja' estamos cerca de 6 meses dentro do tratamento, neste ponto poderiamos ser capazes de avaliar o quadro geral dela. Provavelmente, aquilo que os medicos estam usando como alternativa, acaba por indicar que o tradicional deveria resultar melhor, ou seja, a quimioterapia "per se".

Contudo, nada podera' ser feito sem que a minha mae decida realmente se quer ficar aqui. No momento sinto que ela quer desesperadamente voltar para o Brasil, e que so' esta' aqui porque todos os amigos, familiares e conhecidos aconselham que aqui e' o melhor local para ela se tratar. Ou seja, ela nao esta' decidindo, esta' sendo forcada, ainda que passivamente, a decidir. E isso lhe esta' frustrando, irritando, deprimindo, contrariando...E me faz pensar no que realmente lhe esta' causando mais danos.
Mas a minha posicao e' complicada, pois e' claro que quero que ela fique aqui onde eu posso cuidar dela, ainda que sem muito tempo fisico de estar ao lado dela, mas reconhecendo que eu tenho a melhor possibilidade para oferecer-lhe os cuidados que ela necessita mais que qualquer um dos meus irmaos, mas definitivamente, nao posso lhe obrigar a ficar...nao posso ter que discutir com ela toda vez que eu lhe oferecer um medicamento...ou toda vez que eu lhe ofereca um alimento mais saudavel...ou uma agua mais pura...ou um pao com menas farinha...ou cozinhe com oleo menos saturado...ou quando busque alternativas para o acucar...

Para mim, e' muito dificil ligar com as queixas e defeitos que ela encontra em tudo que lhe pode ajudar a vencer o cancer!

No momento, nem sei se ela acredita na traducao que eu faco quando lhe levo ao medico. Acho que, na proxima vez, pedirei uma pessoa amiga para ir com ela ao medico para que ela se sinta mais vulneravel, mas tambem mais livre da desconfianca que eu possa estar "pintando" o quadro mais bonito que ele realmente e'.

O fato e' que a minha mae esta' com cancer! Sim, existem varios tumores espalhados pelo corpo. Mas ela nao esta' morrendo, esta' saudavel...o cancer nao esta' em nenhum orgao vital que lhe posso causar danos permanentes a sua saude. Sim, e' claro que esse quadro pode mudar, mas no momento ela tem todas as razoes para lutar e para acreditar que ira' vencer. Nao ha' aqui culpas ou culpados. E, como diz o vice-presidente do Brasil, cancer nao e' desculpa para morte pois Deus pode matar sem cancer, e se ele nao quizer matar, nem cancer mata!

Mas a minha mae, ao meu ver, ve sua volta ao Brasil a sua unica possibilidade de melhora...nao sei por que...seja porque eu me recuso a fazer o tal xarope de babosa que ela acredita que lhe curaria...ou simplesmente por que esta' com saudades e essa saudade e' mais importante que sua saude.

No comments:

Post a Comment